terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Dificuldades de leitura: síndrome de Irlen ou dislexia?

ler é dificil
Quantos professores deparam-se com alunos que apresentam dificuldades de leitura não resolvidas na fase de alfabetização?
Quantos estudantes chegam à fase adulta e atuam profissionalmente tendo que driblar essas dificuldades sem saber exatamente do que se trata?
Quantas percepções leigas e diagnósticos são produzidos de forma equivocada sobre déficit de leitura?
Quantos estigmas estão por aí incrustados na vida de quem tem dificuldades de leitura e não recebeu o devido apoio para superá-las?
Com a leitura de coluna desta semana da revista Veja – As pupilas da sra. Irlen, assinada por Claudio de Moura Castro – recordei-me de reflexões em torno dos questionamentos acima expostos, muitos dos quais fizeram parte das discussões de que participei no núcleo de pesquisa “Aquisição e Funcionamento da Linguagem: implicações para a clínica fonoaudióloga”, da Universidade Tuiuti do Paraná durante o ano de 2009.
O que me proponho a destacar é que quando alguém apresenta dificuldade de leitura, o déficit a princípio pode ser tomado como dislexia que, em linhas gerais (pois são abundantes as nomenclaturas e definições na literatura), trata-se de um problema cognitivo de rendimento inferior da habilidade de leitura em relação à idade, inteligência e escolaridade da pessoa (FARIA, 2013), uma desordem da leitura de palavras e da fluência da leitura,  uma disfunção intelectual para a leitura.
Como sempre há o outro lado da história, há casos que podem ser explicados por um problema oftalmológico denominado síndrome de Irlen e assim definido:
A Síndrome de Irlen (S.I.) é uma alteração visuoperceptual, causada por um desequilíbrio da capacidade de adaptação à luz que produz alterações no córtex visual e déficits na leitura. A Síndrome tem caráter familiar, com um ou ambos os pais também portadores em graus e intensidades variáveis. Suas manifestações são mais evidentes nos períodos de maior demanda de atenção visual, como nas atividades acadêmicas e profissionais que envolvem leitura por tempo prolongado, seja com material impresso ou computador (MAGALHÃES, 2013).
A psicóloga Helen Irlen foi quem descobriu a síndrome que, dentre outras características, envolve o desordenamento da movimentação das pupilas. No Brasil, o Hospital de Olhos de Minas Gerais conta com uma equipe de oftalmologistas que se dedica à pesquisa da patologia, ao esclarecimento de profissionais de diferentes áreas sobre a questão e ao desenvolvimento de programa para tratamento dos casos.
Para os portadores da síndrome de Irlen, as letras do texto tremem, pulsam e até desaparecem.
Para os portadores da síndrome de Irlen, as letras do texto tremem, pulsam e até desaparecem.
Implicações decorrentes da falta de identificação correta desse problema que limita o processo de aprendizagem são, por exemplo, o diagnóstico equivocado de casos de Dislexia, DTA e TDAH, a indicação de medicamentos desnecessários, o comprometimento da vida escolar e profissional dos portadores, a percepção inconsciente do portador em relação às suas dificuldades de leitura, como alerta a Dra. Marcia Guimarães, para quem as disfunções aparecem muito mais quando se lê:
(…) sob excesso de luzes fluorescentes, contraste, cores fortes, muito volume de texto por página, letras menores e impressão em papel brilhante. O mais preocupante é que esta é exatamente a situação em que se aplica a prova do ENEM – centenas de estudantes com Síndrome de Irlen não identificada terão seu desempenho prejudicado pelo estresse visual e hipersensibilidade à luz, cansaço progressivo e dificuldade de manter a atenção por tempo prolongado, com erros na transferência de gabaritos e falta de compreensão por déficits na eficiência visual.
Para conhecer mais sobre o assunto, acesse: http://www.dislexiadeleitura.com.br
Fonte: http://mundotexto.wordpress.com/2013/06/24/dificuldades-de-leitura-sindrome-de-irlen-ou-dislexia/

Eventos internacionais de Linguística e Letras 2014

WordItOut-word-cloud-297972
Janeiro, 2014
…………………………………………………………………………………………………….
Fevereiro, 2014
06 e 07 - Agreement in Honor of Maria Denilda Moura
Local: Recife, Brasil
17 a 19 - Congresso Internacional “A Violência no Mundo Antigo e Medieval”
Local: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
 

Março, 2014

Abril, 2014

Junho, 2014

16 a 18 - 11th International Conference on Actionality, Tense, Aspect, Modality/Evidentiality
Local: Pisa (Scuola Normale Superiore) – Itália

Julho, 2014
……………………………………………………………………………………………………
Agosto, 2014

Setembro, 2014
08 a 12 - 17th International Conference on Text, Speech and Dialogue (TSD)
Local: Brno, Czech Republic

Outubro, 2014
Fonte: http://mundotexto.wordpress.com/2013/11/12/eventos-internacionais-de-linguistica-e-letras-2014/

Chamadas de publicações em Linguística e Letras


Crédito: www.freephotosbank.com
Crédito: FreePhotosBank
Letrônica - Revista Digital do PPGL é uma publicação semestral, eletrônica, do Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Qualis B2.
Tem por objetivo a divulgação de trabalhos inéditos relacionados às áreas de Linguística, Teoria da Literatura e Escrita Criativa.
DOSSIÊ LINGUÍSTICA: Teorias da Enunciação e Ensino
Para este número, poderão ser submetidos textos originais que tenham como foco a interface entre Teorias da Enunciação e Ensino. Serão aceitos trabalhos fundamentados nas teorias desenvolvidas por Charles Bally, Emile Benveniste, Mikhail Bakhtin e Oswald Ducrot.
Professores Responsáveis: Drª. Leci Borges Barbisan e Dr. Cláudio Primo Delanoy
Aluna (org.): Doutoranda Érica Krachefski Nunes Oswald
DOSSIÊ LITERATURA: Filosofia e Literatura
O foco dos artigos deverá ser a abordagem de interfaces/intersecções entre os universos da escrita literária e da escrita filosófica, e os trabalhos submetidos deverão estar de acordo com as regras de publicação da mesma.
Professor responsável: Prof. Dr. Ricardo Timm de Souza
Aluno (org.): Doutorando Estevan de Negreiros Ketzer
Prazo de envio: 30/08/2013.
Link para submissão em Letrônica: Revista Digital do PPGL.
…………………………………………………………………………………………………….
Revista Letras de Hoje – periódico do Programa de Pós-Graduação em Letras
da PUCRS, Qualis A1.
Tema: Fonética e Fonologia: interface (v. 49, n.1, JANEIRO/MARÇO, 2014)
Organizadoras: Cláudia Regina Brescancini (PUCRS) e Christina Abreu Gomes
(UFRJ)
Incentiva-se a submissão de trabalhos que discutam a interface Fonética-Fonologia a partir de exame teórico e/ou de sua aplicação aos diferentes ramos da Linguística.
Prazo para submissão dos originais: 15 de Agosto de 2013
Previsão de lançamento: Janeiro de 2014
Antes de submeter seu texto, leia atentamente as seções Foco e Escopo da
Revista e Diretrizes para autores.
………………………………………………………………………………………………
Revista Linguíʃtica – publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ.ISSN Versão Digital: 2238-975X | ISSN Versão Impressa: 1808-835X | Qualis B1.
PRÓXIMAS EDIÇÕES:
1. Mudança LinguísticaEdição: Dezembro 2013
Data final para a submissão de artigos: 31 de agosto de 2013
Organizadores: Maria Maura Cezario e Vera Paredes
 2. Tema Livre
Edição: Junho de 2014
Data final para submissão de artigos: 03 de março de 2014
Organizadores: Aleria Lage e Márcia Dâmaso Vieira
 Agália. Revista de Estudos na Cultura – periódico de caráter multidisciplinar, de periodicidade semestral, que foca a publicação de trabalhos de investigações no campo dos “Estudos na Cultura”, abrangendo as Ciências Sociais e Humanas.
As chamadas para publicação encontram-se permanentemente abertas. Neste momento, os trabalhos enviados até 31 de agosto de 2013 serão avaliados para a sua eventual inclusão no seguinte número regular da revista, o 108, correspondente ao segundo semestre de 2013.
Agália recebe recensões de trabalhos científicos. Os textos críticos incluídos nesta seção não poderão exceder os 10.000 caracteres e serão avaliados e aprovados previamente polo Conselho de Redação da nossa publicação internacional.
A revista recebe trabalhos redigidos em (galego-)português, de preferência segundo o novo Acordo Ortográfico em vigor, e está submetida aos procedimentos e às normas de recepção e avaliação de trabalhos vigorantes no âmbito científico internacional (a dupla avaliação por pares cegos). Esta Revista de Estudos na Cultura é publicada duas vezes por ano (em junho e em dezembro) tanto em formato eletrônico como impresso, e poderá editar, além de números gerais, volumes monográficos coordenados por investigadores convidados. Na atualidade, a revista recebeu no Brasil a máxima qualificação da CAPES(A1) na área de Letras/Linguística e de B2 na de Sociologia e está indexada nas bases de dados Dialnet e MIAR (ICDS 4.431).
Revista Brasileira de Linguística Aplicada -  um periódico trimestral do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos, área de concentração em Linguística Aplicada da UFMG.
A revista recebe artigos originais, de mestres e doutores, que tratam dos muitos fenômenos relacionados a problemas de linguagem da vida real relacionados à língua em uso em contextos diversos ou à aprendizagem. O periódico também publica resenhas, entrevistas e dois números temáticos por ano. 
CHAMADA DE ARTIGOS para Edição Especial sobre Língua de Sinais
Língua dos sinais em práticas sociais da linguagem – (submissões em português, inglês ou espanhol)
Artigos devem ser submetidos até 28/02/2014.
Periódico semestral que divulga trabalhos de variadas linhas de pesquisa dos estudos da linguagem, tanto na área de teoria e análise linguísticas quanto na de linguística aplicada.
Volume (8) Número 2: Submissões até 30 de junho de 2013.
Tema: Aquisição e Alterações de Linguagem.
Organizadoras: Marianne C. B. Cavalcante (UFPB) e Maria Ester Scarpa (UNICAMP)
………………………………………………………………………………………………………
Palimpsesto – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ
Periódico qualificado como nível B3 pelo QUALIS da CAPES, receberá originais para suas edições de 2013/1 (Número 16) e de 2013/2 (Número 17) até 31/07/2013.
A revista é composta de quatro seções: Dossiê (parte temática), Estudos (parte genérica, que acolhe artigos cujos temas divergem daquele estabelecido para o Dossiê), Resenhas e Resumos de Teses e Dissertações. Os originais recebidos serão submetidos a parecer do Conselho Consultivo, formado por professores desta e de outras respeitadas instituições de ensino superior.
O tema para o Dossiê da edição de 2013/1 (Número 16) será “Arquivo e vida literária”,segundo a seguinte ementa: O trabalho de documentação e com a documentação sobre literatura contemporânea. Os sites literários. Cartas, diários, blogs e entrevistas como objetos da história e da crítica literária. Periódicos literários dos anos 80 aos anos 2000. Perspectiva comparativa: a literatura brasileira contemporânea no contexto latino-americano.
O tema para o Dossiê da edição de 2013/2 (Número 17) será “Semântica: da estrutura ao discurso, o lugar da significação”, segundo a seguinte ementa: Os aspectos semânticos em textos diversos (literários ou não, publicitários, letras de música, artigos etc.). O espaço e a importância da Semântica, em suas interfaces com os estudos sobre gramática e discurso, na negociação cotidiana e/ou criativa dos significados na sociedade.
Todos os originais devem ser formatados de acordo com as normas para publicaçãoencontradas no website. (http://www.pgletras.uerj.br/palimpsesto/num15/normas/chamada.htm)
Entretextos – Publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL) da Universidade Estadual de Londrina (UEL)Aberta chamada para as edições de jan/jun e de jul/dez de 2013. A revista é atemática.Data limite para submissão:Número 01 de 2013: 31 de março de 2013*.* prorrogado até 10 de abril de 2013!Número 02 de 2013: 31 de agosto de 2013.
ISSN: 1519-5392
Texto Livre – Publicação científica semestral do Grupo Texto Livre, da Faculdade de Letras da UFMG.
A revista recebe submissões de artigos, resenhas e ensaios de tema livre para os dois números de 2013. Seu objetivo é a publicação de textos inéditos sobre Linguística, Educação (inclusive Educação a Distância), Cultura Livre, Software Livre, Tecnologia da Informação e, sobretudo, abordagens interdisciplinares.
Qualis: B5
Prazo para submissão: 5/08/2013
Mais informações pelo site:http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivre/about/submissions#authorGuidelines
Interfaces: Revista de Letras e Linguística – Programa de Pós-graduação em Letras: “Interfaces entre língua e literatura” da UNICENTRO – PR
Está recebendo artigos científicos de pesquisadores, professores e de alunos de Pós-Graduação para o volume 4, n.2 com estudos sobre as áreas de língua, literatura e suas interfaces. ISSN 2179-0027.
- Organizadora do Vol. 4, n. 2: Profª Lídia Stutz e Profª Luciane Baretta
Prazo para envio: 25/10/2013
Data de publicação: até 12/2013.
Interdisciplinar - Revista de estudos de língua e literatura – ISSN 1980-8879 – Publicação vinculada ao Campus Prof. Alberto Carvalho/UFS – Ano VIII, v. 19, n. 19, jul-dez de 2013
Avaliada pelo Qualis Capes 2012 em B2 (Letras), B2 (Educação) e B2(Interdisciplinar)
Estamos recebendo ensaios ou artigos de professores doutores ou de pós-graduandos das áreas de letras, educação ou afins para compor o volume 19 com e publicação prevista para o segundo semestre de 2013.
DOSSIÊ: Transculturalidade, linguagem e educação
Organizadores:
Profa. Dra. Walkyria Monte Mór (USP)
Prof. Dr. Vanderlei J. Zacchi (UFS)
Para o volume 19, há também a seção livre com artigos e ensaios sobre estudos literários ou linguísticos.
Data limite para recebimento de artigos: 30/07/2013. (Consultar as normas Aqui)
Idioma: português, inglês ou espanhol.
O envio de trabalhos deve ser feito via e-mail.
DOSSIÊ: walsil@uol.com.br, de Walkyria Mór, e vanderlei.ufs@gmail.com, de Vanderlei Zacchi.
SEÇÃO LIVRE: calmag@bol.com.br (editor da interdisciplinar)
Obs.: Só serão publicados textos indicados por pareceristas.
Signótica - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Faculdade de Letras – UFG (Qualis B1)
Abre chamada de submissão de trabalhos para o volume 25, número 2 (Estudos Linguísticos). Para este número, a Signótica prevê duas seções:
Seção Temática: Fronteiras e hibridizações entre identidades e línguas.
Esta seção prevê a publicação de artigos que discutem as fronteiras entre línguas e práticas linguísticas diversas (em modalidades orais e escritas), tendo em vista as dinâmicas e complexidades das fronteiras entre línguas e o continuum linguístico em articulação com hibridizações locais e globais.
Seção Miscelânea: tema livre
Prazo máximo: 1º de julho de 2013
Submissões apenas pelo site http://www.revistas.ufg.br/index.php/sig, onde estão disponibilizadas as normas de publicação.
Fragmentum - periódico trimestral da área de Letras, editado pelo Laboratório Corpus da Universidade Federal de Santa Maria em parceria com pesquisadores de diversas universidades nacionais e estrangeiras.
Número 39. Out-Dez de 2013. Entrevista.
Leda Bisol.
Organização: Evellyne Costa (UFSM) e Tatiana Keller (UFSM)
Ementa: Este número é dedicado à trajetória de Leda Bisol, uma das maiores linguistas brasileiras, que tanto contribuiu e contribui para o desenvolvimento da Linguística no país, sobretudo no que diz respeito aos estudos fonológicos. O volume contará com uma entrevista da pesquisadora. Serão aceitos textos que discutam as contribuições de Leda Bisol no âmbito da pesquisa, docência e orientação.
Prazo de Envio: 30 de Setembro de 2013.
Número 40. Jan-Mar de 2014. Linguística.
Número dedicado ao Professor Eduardo Guimarães.
Organização: Sheila Elias de Oliveira (UNICAMP)
Ementa: Este número apresentará textos sobre a produção acadêmica do Professor Eduardo Guimarães, priorizando temas que dialoguem com sua área de pesquisa. Também receberemos relatos de antigos orientandos ou colegas sobre sua carreira como educador e intelectual.
Prazo de Envio: 30 de Dezembro de 2013.
Entrepalavras – Revista de Linguística do Departamento de Letras Vernáculas da UFC
Submissões até 16/06/2013.
Publicação em out/2013.
Tema livre.
UniLetras – Revista do Departamento de Letras da UEPG – E-ISSN 1983-3431
Para o volume 35-2 serão aceitos artigos das áreas Estudos Literários e Estudos Linguísticos com o seguinte tema:
Figurações de gênero e raça nos discursos culturais – A revista recebe artigos que tratam da configuração de gênero e raça impressos a partir de textos. A construção da voz autoral reflete o posicionamento do indivíduo enquanto sujeito social. Desse modo, afirma-se ou se contrapõe valores, estabelecendo critérios e novas perspectivas sobre si e sobre o seu contexto. Portanto, serão permitidos trabalhos correspondentes às variadas abordagens de estudos ligados à Linguística, à Educação e à Literatura.
Os interessados devem submeter seus artigos para esse volume até 30 de julho de 2013.
A Revista também recebe artigos de tema livre, resenha, tradução, entrevistas.
Mais informações no site da revista: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/uniletras/index.
Litteris – ISSN 1983 7429 
Publica artigos de tema livre relacionados a estudos literários, linguísticos, história, antropologia, filosofia, geografia, artes, estudos culturais e interdisciplinares.
Prazos para submissão: até 7/9/2013
Diálogo das Letras – Publicação semestral do Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino de Texto (GPET), do Departamento de Letras, do Campus Avançado “Profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia”, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Tema: V. 2, n. 2 – jul. a dez. 2013: Abordagens sobre o texto literário no ensino de línguas e literatura.
Prazo para submissão: 30/9/2013.
Previsão de publicação: 20 de dezembro de 2013
DLCV – Língua, Linguística & Literatura - vinculada ao Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da UFPB
Prazos para submissão: Recebe artigos em fluxo contínuo
ArReDia - publicação semestral da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras da Universidade Federal da Grande Dourados.
Destina-se à publicação online de trabalhos científicos, artísticos e culturais da Área de Letras, Linguística e Artes e suas relações interdisciplinares.
Prazos para submissão: Recebe artigos em fluxo contínuo
Caligrama - periódico semestral, publicado pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais.
Especializado em artigos científicos sobre línguas e literaturas românicas.
Tema: Lexicologia e lexicografia
Prazo: 30/06/2013
Cadernos do IL - revista vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Letras do Instituto de Letras da UFRGS.
Publicam artigos inéditos de todas as áreas dos Estudos da Linguagem e dos Estudos Literários, disponibilizando um espaço para a publicação de contribuições de alunos de pós-graduação e de docentes.
Tema: Livre
Prazos para submissão: Recebe artigos em fluxo contínuo
Informações e normas: http://seer.ufrgs.br/cadernosdoil
Revista Línguas & Letras Publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Letras, vinculado ao Centro de Educação, Comunicação e Artes da Unioeste — Campus de Cascavel.
O projeto tem como proposta divulgar trabalhos em forma de artigos das diversas áreas cobertas pelo escopo de Letras, Educação e áreas afins.
E-mail: revistalinguaseletras@gmail.com
Tema:
1º Semestre: Estudos Linguísticos
  • 2º Semestre: Estudos Literários
Prazos para submissão: Recebe artigos em fluxo contínuo
Carandá - Revista do Curso de Letras do Câmpus do Pantanal – UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (ISSN 1983-4373).
Prazos para submissão: Recebe artigos em fluxo contínuo
Revista Leitura – Revista da Programa de Pós-Graduação em Letras e Línguística
(PPGLL) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Qualis B2.
CHAMADA PARA O NÚMERO 52: ESTUDOS PROSÓDICOS
Recebe trabalhos inéditos (artigos, resenhas e entrevistas) para o número 52, a ser publicado no segundo semestre de 2013. O foco deste número é a prosódia como princípio organizador da linguagem humana. Incentiva-se, em particular, a submissão de artigos que abordem o tema proposto na fala espontânea.
Data Limite de Envio: 31/08/2013.
Cadernos de Linguagem e Sociedade – periódico multidisciplinar do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UnB, Qualis B1.
Tem como principal objetivo a publicação de pesquisas relevantes cujo foco sejam as relações entre a análise de discurso, o texto e as ciências sociais. Tais relações são definidas da seguinte forma: teoria e análise das relações entre o texto e a interação verbal, de um lado, e, de outro, as práticas sociais, políticas e culturais.
A chamada para publicação do número 14(2)2013 do periódico científico encontra-se aberta até dia 30 de agosto.
Outras informações na página eletrônica de L&S: http://seer.bce.unb.br/index.php/les

Chamada da Revista Texto Livre – Linguagem e Tecnologia

Aberta a submissão de artigos para os números de 2014

A Revista Texto Livre recebe submissões de artigos, resenhas e ensaios de tema livre para os dois números de 2014:

- até 5 de março para o número de outono;
- até 5 de agosto para o número da primavera.

A Revista Texto Livre: linguagem e tecnologia, ISSN 1983-3652, é uma
publicação científica semestral do Grupo Texto Livre
(www.textolivre.org), da Faculdade de Letras da UFMG, e visa à publicação de textos inéditos sobre Linguística, Educação (inclusive Educação a Distância), Cultura Livre, Software Livre, Tecnologia da Informação e, sobretudo, abordagens interdisciplinares. Ela recebe textos em português, inglês, espanhol, francês e italiano, que são submetidos à avaliação do Conselho Editorial, segundo as normas para contribuições. Sua maior classificação pela Capes atualmente é B3 na área Interdisciplinar.
As diretrizes para os autores podem ser encontradas no seguinte endereço:
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivre/about/submissions#authorGuidelines
(pode-se ajustar o idioma no menu à direita do site)

Atenciosamente,
Comissão editorial
Texto Livre: Linguagem e Tecnologia - ISSN 1983-3652 
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivre/


Fonte: http://mundotexto.wordpress.com/2014/01/14/chamada-da-revista-texto-livre-linguagem-e-tecnologia/

Chamadas 2014-2015 da Revista Linguística (UFRJ)

PRÓXIMAS EDIÇÕES:
 1. Tema LivreEdição: Junho de 2014
Data final para submissão de artigos: 03 de março de 2014
Organizadores:  Aleria Lage, Marcia Damaso Vieira e Gean Damulakis
2. Línguas Indígenas Brasileiras
Edição: Dezembro 2014
Data final para a submissão de artigos: 31 de agosto de 2014
Organizadores: Bruna Franchetto & Andrew Nevins
3. Aquisição da LinguagemEdição: Junho 2015
Data final para a submissão de artigos: 03 de março de 2015
Organizadores: Aniela Improta França e Marcus Maia
COMO E PARA ONDE ENVIAR:
Arquivo 1: identificação do autor (nome, titulação, função e/ou cargo, unidade e departamento, endereço eletrônico, telefones para contato; identificação de coautores (nome, titulação, função e/ou cargo, unidade e departamento, endereço eletrônico).
Arquivo 2: Artigo completo, porém sem a identificação do autor e coautores.
Fonte: http://mundotexto.wordpress.com/2014/01/26/chamadas-2014-2015-da-revista-linguistica-ufrj/

Top das dez competências dos meios de comunicação sociais dos profesores

É muito importante que hoje o professor tenha bastante competências na área dos meios de comunicação sociais. Falamos de colecções de canais de comunicação online, de comunidades que interagem partilham e colaboram na produção de conteúdo. Falamos especificamente de aplicações ou serviços web dedicados ao microblogging, redes sociais, bookmarking social, curadoria, wikis, fóruns, ...

Neste contexto, partilho um infográfico elaborado pelo editor do blogue educational technology and mobile learning O infográfico foi produzido a partir de um post de Doug Johnson do blogue The Blue Skunk Blog.


Fonte: http://theblogteacher.blogspot.com.br/2014/01/top-das-dez-competencias-dos-meios-de.html

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Publique citações, prosas ou poemas com muita criatividade



Notegraphy é um serviço web muito interessante para publicar qualquer tipo de texto de uma forma muito criativa. Tem também a sua versão para android e IOS. 


O processo é feito em dois simples passos:
Primeiro escrevemos  nosso texto e depois só temos de escolher o modelo de uma extensa livraria para aplicar ao nosso texto. 

São imensas as possibilidades que o Notegraphy dispõe e com muita criatividade.

Notegraphy comunica com as redes sociais, permitindo facilmente a sua publicação nestas. 

Estes exemplos do post foram construídos em poucos minutos, "perde-se" tempo, porque são imensas as possibilidades que o serviço disponibiliza. Estes modelos funcionam bem com qualquer tipo de texto, seja ele uma citação, uma prosa ou um poema.
O Serviço apresenta também um galeria com os recursos que vão sendo criados que também servem de inspiração.



É uma aplicação que aconselho vivamente para se usar na escola. Os alunos vão adorar o resultado final porque transforma rapidamente as suas palavras numa publicação muita criativa.

É um serviço claramente inspirador à escrita! Aconselho vivamente!


Fonte: http://theblogteacher.blogspot.com.br/2014/01/publique-citacoes-prosas-ou-poemas-com.html

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Chamada para capacitação de professores autores

Por 
Presidente da empresa Associação Nacional de Inovação, Trabalho e Educação Corporativa Anitec
Em 01 de fevereiro inicia a oficina: Educação a Distância: Professores Autores em Tempos de Cibercultura.

A oficina terá duração de um mês e será realizada na sede da Anitec. As aulas ocorrerão uma vez por semana, 3 horas/aula. As aulas terminam dia 22/02.

Teremos aulas teóricas e práticas que mostrarão como construir textos didáticos para EAD. Um dos pontos que será abordado é a escrita para a web 2.0.

A oficina pretende alcançar: professores, tutores, gestores de EAD, desenhistas instrucionais e profissionais relacionados à educação corporativa.

Para grupos fechados favor entrar em contato através do e-mail: eleonora@anitec.org.br

Para inscrição na oficina e demais informações: eleonora@anitec.org.br

As oficinas são realizadas apenas com 10 integrantes.

Valor R$390,00 à vista com recibo. Parcelado --> 2 X 210,00 = 420,00

Associados Anitec tem desconto de 10% -


Carga horária: 12 horas presenciais e suporte de até 10 horas a distância .

Turma 1 - Aulas aos Sábados - 09:00 horas - 12: 00 horas.

Turma 2 - Terças - 18:00 - 20:00 horas.


Para empresas públicas não associadas, o pagamento com nota de empenho será realizado com acréscimo dos impostos a serem recolhidos

Preços especiais para grupos

Programa
•O autor.
•Elementos de identificação da autoria.
•O direito autoral.
•A autoria e implicações para a educação.
•A autoria na EAD.
•O discurso e a escrita didática para EAD .
•Web 2.0 e a escrita para EAD.
•Publicando seu próprio livro didático - aprender fazendo.

Certificado expedido pela Associação Nacional de Inovação, Trabalho e Educação Corporativa.

Endereço da Anitec: Rua Desembargador Isidro 18, salas 203 e 204 - Tijuca - Rio de Janeiro. Metrô Saens Peña . Está localizado aproximadamente a 10 minutos do Centro do Rio, 20 minutos da Zona Sul e da Barra. Estacionamento no G Park no próprio prédio.

Veja no google mapas: https://maps.google.com.br/maps?q=rua+desembargador+isidro+18&ie=UTF-8&ei=iDTTUrfMDsbMkQeb44DACg&sqi=2&ved=0CAgQ_AUoAg

Fonte: http://www.linkedin.com/groupAnswers?trk=eml-anet_dig-b_nd-pst_ttle-cn&gid=3334097&viewQuestionAndAnswers=&fromEmail=&ut=3of4437w0Vzm41&discussionID=5830070573140574211