quarta-feira, 16 de julho de 2014

Histórias inspiradoras para motivar educadores

Pessoas e iniciativas que transformam suas realidades podem tornar-se também inspiradoras para quem procura vencer seus próprios desafios. Para incentivar a inovação pelo mundo, o TED Glossário compartilhado de termos de inovação em educação realiza uma série de mini palestras gravadas em vídeo e disseminadas on-line, as chamadas TED Talks, com relatos de experiências bem-sucedidas. 
1. Educação inovadora em favelas
Palestrante: Charles Leadbeater (Inglaterra)
Especialista em inovação e criatividade, Leadbeater foi procurar novas formas de educação pelo mundo e as encontrou em favelas do Rio de Janeiro e em Kibera, no Quênia, onde os jovens estão estudando de formas diferentes. A tecnologia e os dispositivos móveis, por exemplo, estão instigando a curiosidade dos adolescentes e os estimulando a aprender.

2. A chave para o sucesso? Determinação
Palestrante: Angela Lee Duckwor (EUA)
A ex-consultora largou seu emprego para lecionar matemática para jovens do 7o ano de escolas públicas de Nova York. Com o tempo, percebeu que o QI dos estudantes não era o fator mais determinante para seu sucesso. Decidiu então estudar psicologia e hoje desenvolve uma pesquisa sobre o que considera o fator de maior relevância para uma pessoa ser bem sucedida: determinação.
3. O que eu aprendi com os meus irmãos autistas
Palestrante: Faith Jegede (Inglaterra)
Jegede conta sua história pessoal, sobre como foi crescer tendo dois irmãos autistas. Em sua palestra, questiona o que é ser normal e como a busca pelos padrões socialmente aceitos podem ser limitantes e muitas vezes impedir que a autenticidade e talentos individuais sejam revelados.
4. A sala de aula de 100 mil alunos
Palestrante: Peter Norvig (EUA)
Norvig é cientista da computação e sua palestra conta a história de quando ele lecionou uma disciplina na Universidade de Stanford sobre inteligência artificial. Ao ministrar o curso, percebeu o quão arcaico era o sistema de aula e criou um modelo de vídeoaula que chegou a mais de 100 mil alunos de mais de 200 países diferentes.
5. Minha filha, Malala
Palestrante: Ziauddin Yousafzai (Paquistão)
Yousafzai é pai de Malala, jovem paquistanesa que virou símbolo da luta pelo direito à educação das meninas de seu país após ter siso baleada pelo Taliban em 2012 enquanto caminhava para a escola. Ele é educador e defende em sua palestra a igualdade de oportunidades de educação e a autonomia de homens e mulheres independentemente de sua cultura.
Assista: http://porvir.org/porpensar/historias-inspiradoras-para-motivar-educadores/20140708

Nenhum comentário:

Postar um comentário