quarta-feira, 26 de junho de 2013

Vícios de Linguagem na apresentação do seu trabalho

Por Patricia Rodrigues

Na apresentação do seu trabalho, tome cuidado com os vícios de linguagem mais comuns, que prejudicam a mensagem e demonstram pouco conhecimento da língua materna. 

Os vícios de linguagem são palavras ou frases escritas de forma contrária à norma culta da língua portuguesa provocadas por descuido, desconhecimento ou descaso por parte de quem fala. O "erro" torna-se "vício" a partir do momento que é frequente ou comum na expressão de uma ou mais pessoas.

Pleonasmo/redundância

É um vício de linguagem usado para dar ênfase em um texto, ou seja, trata-se da repetição inútil e desnecessária de algum termo ou ideia na frase. Por exemplo: Estou organizando uma torcida organizada. Subir pra cima. Descer pra baixo. Anexar tudo junto. Há dez anos atrás. Novidade inédita.

Cacófatos

São expressões com som desagradável provocado pela combinação de duas palavras e que soa estranha; é a associação das palavras dá ideia de um sentido diferente, em geral ridícula e, algumas vezes, indecorosa: uma mão (um mamão), boca dela (cadela) etc.

Para se evitar cacófatos, substitua a palavra por um sinônimo ou mude a estrutura da frase.

Gerundismo

O gerundismo é uma locução verbal na qual o verbo principal apresenta-se no gerúndio. No português brasileiro, a sua utilização é recente, sendo considerado por muitos como vício de linguagem.


O gerúndio não é ruim, ele pode ser usado para expressar uma ideia, uma ação em curso, que ocorre no momento de outra. É corretamente usado quando se pretende exprimir uma ação, um determinado processo que terá certa duração ou estará em curso.


A expressão vou estar reservando dá ideia de um futuro em andamento, no lugar de vou reservar, ou ainda, reservarei, que narra algo que vai ocorrer a partir do momento da fala. Porém, usado erradamente eles deixam as frases longas e enfraquecem o texto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário