quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Coletânea Diários de Edgar Morin

rQuem é Edgar Morinios de Edgar Morin
Edições SESCSP

Diário da Califórnia
Numa narrativa que mistura o rigor da teoria com divertidos acontecimentos, desafiando com seu Diário os cânones estéticos e ideológicos que procuravam limitar a arte apenas à ficção, o autor foi buscar na Califórnia dos anos 1960/1970 elementos para dar corpo a suas ideias, e lá conviveu com Jacques Monod - bioquímico e biólogo - e John Hunt - biólogo - dentre outros cientistas e pesquisadores que tinham como ponto comum desenvolver suas pesquisas e estudos com uma preocupação humanitária com o individuo.



Um ano Sísifo

Com subtítulo Diário sobre o fim do século (1994), Um ano sísifo faz uma analogia com o mito de Sísifo. Um ano sísifo na história de um planeta cujas esperanças caíram e onde tudo parece ter que começar do zero. Um ano sísifo na vida de um homem (o autor) onde todas as resoluções para reformar sua vida afundam e que deve partir do ponto zero. Esse diário caleidoscópico é ao mesmo tempo um espelho dos acontecimentos do mundo e o espelho daquele que os anota. Como o ponto singular de um holograma que traz em si o todo do qual ele faz parte, Edgar Morin viveu o ano sísifo de 1994.



Chorar, amar, rir, compreender


Trata-se, no cotidiano, de resistir á barbárie humana de uma época cruel, devido à incapacidade generalizada de ver a vida e o mundo além da linearidade, da previsibilidade e fragmentação.

A guerra dos Balcãs é um dos principais panos de fundo que ocupam muitas reflexões do texto, além da guerra étnica e o massacre em Ruanda. Assuntos de saúde de sua mulher Edwiges com implicações do comportamento dos profissionais da medicina abalaram profundamente o autor. Também neste contexto entram as viagens, conferencias, debates dentre outros.


:: Em breve os livros estarão disponíveis na Loja Sesc das unidades e também para compra online aqui

Edgar Morin, pseudônimo de Edgar Nahoum, nasceu em Paris, em 8 de julho de 1921. Fez seus estudos universitários em História, Sociologia, Economia, Filosofia. Licenciou-se em História, Geografia e Direito. Durante a Segunda Guerra participou ativamente da Resistência Francesa. Diretor de Pesquisa Emérito do CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique). Em 1991 tornou-se codiretor do Centro de Estudos Transdisciplinares de Sociologia, Antropologia, História (CETSAH) tutelado pela EHESS (École des Hautes Études em Sciences Sociales) e pelo CNRS e que em 2008 passa a se chamar Centre Edgar Morin em sua homenagem. Doutor Honoris Causa por mais de 30 universidades e premiado internacionalmente. Autor de mais de 50 livros traduzidos em 27 línguas, em 42 países. Durante 20 anos consagrou-se à pesquisa de um método apto a encarar o desafio da complexidade que se impõe na contemporaneidade não apenas ao conhecimento científico mas também aos nossos problemas humanos, sociais e políticos. Esta pesquisa culmina com a proposta de uma reforma do pensamento apresentada por meio de seus livros divididos em macrotemas. Com mais de 60 livros publicados, destacamos O Método (composto por seis volumes), Ciência com consciênciaSociologiaIntrodução ao pensamento complexoO homem e a morte,O paradigma perdido e a natureza humanaPara sair do Século XXPensar a EuropaTerra PátriaO mundo moderno e a questão judaicaPolítica de civilizaçãoCultura e barbárie europeiaO X da questãoA religação dos saberes,Os sete saberes para uma educação do futuroMinha esquerdaMeu caminho dentre outrosO ano zero da Alemanha (seu primeiro trabalho), O caminho da esperança (escrito com Stéphane Hessel).


Nenhum comentário:

Postar um comentário