sábado, 14 de julho de 2012

Como fazer um brainstorm


Confira 6 dicas que podem ajudar você e seu grupo de trabalho a criarem a tão famosa chuva de ideias e conseguirem um bom tema para as tarefas na sala se aula


imagen-relacionada
Crédito: qushe / Shutterstock.com
Para realizar um brainstorm o ideal é se reunir com os membros do grupo de trabalho e dedicar um tempo apenas às ideias

Já se encontrou naquela situação em que você tem certeza absoluta sobre o tema de um trabalho e, no entanto, não sabe o que escrever sobre ele? Ou quando você simplesmente não se sente seguro sobre o aspecto escolhido para abordar determinado tema?


Isso acontece o tempo todo e uma maneira útil de resolver o problema é fazendo um brainstorm. Ele ajuda a juntar todas as ideias possíveis sobre um tema antes de começar o trabalho, com o objetivo de fazer uma lista de tudo que pode ser abordado. Isso vai te ajudar quando você precisar escrever.

Mas um brainstorm não é simplesmente sair jogando qualquer ideia em um caderno, sem analisar se ela se enquadra ou não na proposta de trabalho. Confira algumas dicas para fazer um brainstorm útil:

 Como fazer um brainstorm: 1. Tema
O primeiro passo para o brainstorm é escolher um tema. Reúna-se com o seu grupo e entrem em acordo sobre o que vocês pretendem falar no trabalho.

Como fazer um brainstorm: 2. Tempo
Após escolhido o tema, defina um tempo – 10 minutos é o suficiente – para que vocês dêem todas as ideias que surgirem a respeito do tema selecionado.

 Como fazer um brainstorm: 3. Ideias
Durante esses 10 minutos, escreva em um papel frases ou palavras de sua criação que estejam relacionadas com o tema.

Como fazer um brainstorm: 4. Ignore os erros
Não corrija nada durante os 10 minutos de ideias. Isso vai atrapalhar o seu processo criativo. Ignore qualquer erro ou ideia aparentemente idiota que possam surgir. Simplesmente anote o que vier na sua cabeça.

 Como fazer um brainstorm: 5. Leitura
Depois de acabados os 10 minutos, leia sua lista de ideias e a organize, de maneira que suas ideias façam sentido e se relacionem com o tema escolhido.

 Como fazer um brainstorm: 6. Troca
Troque sua lista com a de seus colegas de grupo, discutam e selecionem o melhor direcionamento entre aqueles que vocês anotaram. Depois disso é só começar a trabalhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário