terça-feira, 22 de maio de 2012

VII SENALE - VII Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino de Línguas



Você é inovador? Acompanha os passos largos das novas tecnologias aplicadas ao ensino? Saberia nos dizer com precisão a opinião de seus alunos sobre os seus métodos em sala de aula? Você acompanha as mudanças exigidas pelo mercado? O que, de fato, o desafia?
O VII Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino de Línguas (VII SENALE), cujo tema é “Ensino e linguagem: novos desafios”, será realizado de 3 a 5 outubro de 2012, numa promoção do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas.
Sua direção é essencialmente pragmática, propondo-se a criar condições para o debate sobre a intervenção das diferentes teorias linguísticas no processo ensino-aprendizagem de línguas, enfrentando, nesta nova edição, os novos desafios decorrentes das mudanças operadas pela contemporaneidade na língua(gem). Confrontar os avanços científicos e tecnológicos com a realidade da sala de aula poderá servir para inovar, mas também para relativizar posições e concepções acerca da viabilidade e aplicabilidade desses conhecimentos para o desenvolvimento das aulas de língua materna e de línguas estrangeiras.
As estratégias previstas na organização do evento preveem o entrecruzamento da produção científica com as práticas pedagógicas e deverão se constituir numa intervenção benéfica no campo das práticas de ensino de línguas, seja propondo novas formas, questionando-as ou comparando-as com as já estabelecidas.
Para isso, propõe-se uma programação que contemple a dimensão pragmática das atuais e principais concepções lingüísticas, suas possibilidades e limites de aplicação no que diz respeito ao processo ensino-aprendizagem de línguas. Haverá palestras, mesas-redondas, conferências, simpósios e comunicações individuais, bem como minicursos a serem desenvolvidos por pesquisadores de diferentes instituições universitárias do país e do exterior.

Inscrições:

No interesse dos proponentes, para que tenham tempo de encaminhar solicitações de auxílio, os resumos das comunicações, submetidos até 21 de junho, serão respondidos até 21 de julho, através de informe eletrônico. O último prazo para envio das propostas é 5 de agosto, com o compromisso da Comissão Científica em dar uma resposta até 5 de setembro. A aceitação do trabalho, neste último caso, dependerá não só do mérito da proposta, mas também das limitações de espaço e tempo disponíveis na grade da programação.

Modalidades de apresentação:

São as seguintes as modalidades previstas para a apresentação das propostas, que deverão ser feitas online no site do evento a ser divulgado em breve:
  • Simpósios
  • Comunicações individuais

Linhas temáticas:

  • Aquisição de linguagem, variação e ensino: um balanço
  • Dialogismo, gêneros e ensino: perspectivas
  • Discurso, enunciação e ensino: rumos
  • Ensino e novos perfis dos professores: propostas
  • Gênero social, linguagens e ensino: um panorama
  • Linguagem, cognição e ensino: novos espaços
  • Linguagens e letramentos: questões
  • Linguagem, semiótica e ensino: interfaces
  • Tecnologias e ensino: novas perspectivas
  • Variação linguística, identidades e ensino: reflexões

Organização:

Comissão Organizadora
  • Adail Sobral
  • Aracy Ernst (presidente)
  • Vilson Leffa
Comissão Científica
  • Adriana Fischer
  • Andréia Rauber
  • Carmen Matzenauer
  • Eliane Campello
  • Ercília Cazarin
  • Fabiane Marroni
  • Hilário Bohn
  • Márcia Zimmer
  • Raquel Recuero

Endereço para contato:

Programa de Pós-Graduação em Letras
Rua Félix da Cunha, 425 - Pelotas/RS
CEP: 96010-000
Telefone: (53) 2128-8242
E-mail: senale@ucpel.tche.br



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