terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Como criar conteúdo de qualidade e se destacar nas redes sociais


Por Cleyton Carlos Torres

Não é novidade para ninguém que a produção de um conteúdo de qualidade tem assumido importante papel dentro das empresas e até mesmo entre os profissionais que trabalham como freelancers. Com um conteúdo de qualidade é possível se destacar dos demais e conseguir uma fatia maior da atenção do seu público, requisito praticamente inexistente hoje em dia. Estamos na era do conteúdo relevante. Mas, o que vem a ser um conteúdo de qualidade?

A resposta é proporcional ao seu público. Dependendo do segmento que você atua, conteúdo de qualidade pode abordar desde as últimas novidades sobre um programa de reality show ou até mesmo as opiniões de diferentes pesquisadores sobre como a física quântica está revolucionando nosso planeta. Lembre-se: o que é lixo para uns é nicho para outros. Saber trabalhar de maneira eficiente com o que o seu público quer é o primeiro passo para se produzir um conteúdo de qualidade, inclusive no Twitter.

Porém alguns fatores, independentemente do assunto, devem ser levados em consideração. Ainda associamos o termo conteúdo com texto, mas ele pode ser um vídeo, áudio, uma ilustração e até mesmo uma animação usando realidade aumentada. O conteúdo tem múltiplos formatos, mas deve primar por uma qualidade ímpar.

Cada meio possui sua singularidade específica. Por exemplo, nós até aturamos um vídeo tremido ou desfocado, como os vídeos postados no YouTube, mas não aceitamos um áudio chiado ou com ruídos. Cada formato traz suas exigências próprias e é preciso saber diferenciá-las para trabalhar de uma maneira produtiva com todas as formas de conteúdo.

No caso específico do texto, principal atuação deste blog, algumas dicas podem auxiliá-lo na hora do desenvolvimento do artigo. Antes de tudo, deve-se ter em mente 5 princípios básicos:

•Erro gramatical é diferente de erro de digitação;
•Não caia no mito do texto curto;
•Ser objetivo é diferente de ser simplório;
•Conteúdo exclusivo é diferente de conteúdo inventado;
•Você escreve para pessoas e também para robôs.

Isso é o básico, mas extremamente funcional. Se você não tem um domínio mínimo da língua portuguesa, produzir artigos só iria prejudicar a imagem da sua empresa. Já presenciei agências de comunicação listando em suas atividades a produção de conteúdo "relevamte". Vai contratar esse serviço e arriscar arranhar a imagem da sua empresa ou a sua como profissional?

Um mito que deve ser questionado é quanto ao texto curto e objetivo. Na web há espaço, sim, para textos longos e analíticos. Varia conforme o assunto e o público em questão. Há públicos que não conseguem ler 140 caracteres, porém há segmentos, inclusive entre os mais jovens, que consomem textos de várias laudas. Ser objetivo, tanto no texto longo como no curto, se refere a um artigo com foco e não simplório como alguns fazem.

Ter em mente que são as pessoas que irão ler o seu conteúdo, mas que são os robôs que irão rastreá-lo, é importante na hora do desenvolvimento. Recomendo a leitura do post "Como escrever um artigo corretamente otimizado para SEO", do colega Paulo Faustino. Produzir um texto nos dias de hoje vai muito além da simples produção de um texto.

Todo esse processo é fundamental na busca por produzir um conteúdo de qualidade. Com esses fatores já em vista pela empresa ou pelo profissional, outros conceitos devem caminhar na pós-produção. Não basta produzir um conteúdo com qualidade; é necessário dizer ao mundo que você está produzindo um conteúdo de qualidade. Anote aí:

•Jamais a produção de conteúdo deve ser interrompida;
•Busque estipular uma periodicidade;
•Comece a linkar internamente e externamente outros artigos;
•Sempre revise, corrija e atualize seus artigos;
•Acompanhe as visitas e aprenda o que o seu público procura;
•Procure trazer novas visões e opiniões.

Nessa pós-produção é importante ter persistência e disciplina, além de criar um conteúdo de qualidade compartilhável, ou seja, direcionado ao seu público, com linguagem adequada e com termos que estimulem o usuário a querer compartilhar aquela opinião, seja contestando ou apoiando. Com o tempo, sua imagem será associada com aqueles conteúdos. Ser referência é o objetivo nessa era digital.

Fonte: http://www.blogmidia8.com/2012/01/como-criar-conteudo-de-qualidade-e-se.html#.TxXgVOiwM5U.facebook

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