sexta-feira, 1 de julho de 2011

A CRIAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DO LIVRO E DA LEITURA



Disponível em: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/pmll/default.php?p_secao=11

Histórico do PMLL

A cultura e a educação têm um papel estratégico na formulação e execução das políticas que promovam o acesso ao livro e à formação de leitores, como ações de cidadania, inclusão social e desenvolvimento humano.

Na instituição dessa política, os Ministérios da Cultura e da Educação criaram, por meio da portaria interministerial nº. 1.442 de 10 de agosto de 2006, o Plano Nacional do Livro e Leitura – PNLL – tendo como eixos organizadores estimular a democratização do acesso ao livro, o fomento e a valorização da leitura e o fortalecimento da cadeia produtiva do livro.

O PNLL criou o marco institucional para o livro e a leitura como política pública. Sua implementação conta com o compromisso de estados e municípios e também das inúmeras instituições da sociedade guiadas pelos mesmos objetivos. Esse compromisso se materializa na elaboração dos Planos Estaduais do Livro e Leitura (PELL) e dos Planos Municipais de Livro e Leitura – PMLL.


Em Porto Alegre


Plano Municipal em Porto Alegre/SR
O prefeito José Fortunati encaminha dia 11 de maio, à Câmara Municipal, o projeto de lei que institui o grupo de trabalho (GT) para elaboração do Plano Municipal do Livro e Leitura (PMLL) de Porto Alegre

Entre as atribuições do grupo, está a realização do diagnóstico das ações de leitura no município, elaboração de eixos temáticos de atuação, com inspiração no Plano Nacional do Livro e Leitura, e a construção democrática da redação oficial do PMLL, submetendo-a à aprovação da comunidade porto-alegrense através de seminário a ser realizado neste ano.

O GT será formado por representantes das secretarias municipais de Cultura (SMC) e de Coordenação Política e Governança Local (SMGL), Frente Parlamentar de Incentivo à Leitura da Câmara Municipal, organização não-governamental Cirandar, Procempa, Conselho Regional de Biblioteconomia da 10ª Região, Associação dos Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil, Associação Gaúcha do Escritor, Instituto Goethe de Porto Alegre e Câmara Rio-Grandense do Livro. A coordenação será da SMC.

Atividades na cidade:

Seminário Livros que Abalaram o Mundo - II Módulo
Seminário abre inscrições para segundo módulofolder

Estão abertas as inscrições para o módulo II do seminário Livros que abalaram o mundo. A atividade recomeça no dia 2 de julho e terá quatro encontros, nos quais estudiosos discutirão mais oito obras consagradas. Os encontros acontecem aos sábados, das 9h às 12h, no Teatro Renascença (Av. Erico Verissimo, 307).

Prêmio Açorianos de Literatura 2011
Prêmio Açorianos de Literatura abre inscrições
Estão abertas as inscrições para o Prêmio Açorianos de Literatura 2011. Os concorrentes terão até 22 de julho para se inscrever nas seguintes categorias:
Gênero literário: Conto, Crônica, Ensaio de Literatura e Humanidades, Especial, Infantil, Infanto-Juvenil, Narrativa Longa (ficção, romance ou novela), Poesia.
Gênero não-literário: Capa, Projeto Gráfico/Design.

As inscrições serão realizadas na Coordenação do Livro e Literatura ou podem ser enviadas pelo correio (Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues/ Coordenação do Livro e Literatura - Av. Érico Veríssimo, 307 - Porto Alegre – RS - CEP: 90160-181).

Podem concorrer os livros publicados, em 1ª edição, de janeiro de 2010 até o encerramento do período de inscrições (22 de julho de 2011). Os candidatos devem residir em Porto Alegre, terem nascido na cidade ou terem suas obras publicadas por editora porto-alegrense.

Também serão premiados dois destaques literários, escolhidos pelos jurados, entre (a) editoras e livrarias; (b) mídia impressa, rádio e TV; (c) projetos de incentivo, promoção e divulgação da literatura; e (d) mídia digital (blogs e sites). Para essa premiação, não há inscrição.

Os finalistas serão divulgados durante a Feira do Livro de Porto Alegre e a premiação acontecerá em dezembro, na Noite do Livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário