terça-feira, 12 de julho de 2011

Congresso Brasileiro da Leitura Digital



29 – 30 Outubro / Centro de Eventos Hotel Plaza São Rafael / Porto Alegre RS

O CBLD tem o objetivo de preparar a sociedade para o impacto desta revolução tecnológica na educação, na sociedade e na tecnologia. Sendo um ponto de reflexão e promoção de novas tendências. Acreditamos que o pioneirismo aliado divulgação científica e o compartilhamento da informação, ajudaram a consolidar o Brasil junto as vanguardas do conhecimento.

A leitura em uma tela induz novas atitudes e posturas, que de fato tornou-se uma prática cultural, onde o culto a leitura e o saber, incrementado pelas novas tecnologias estão impulsionando a adaptação dos meios de divulgação de conteúdos e informações aos leitores do século XXI. Questões como a velocidade, consumo, individualidade e tecnologia, levam a necessidade de aperfeiçoamento constante com o intuito de acompanhar a rápida evolução do conhecimento e da tecnologia.

Zygmunt Bauman se refere desta forma: “quando nos preocupamos com o destino dos livros e da leitura, devemos olhar mais de perto para a sociedade e para as suas tendências”.

O EVENTO

O evento reunirá profissionais nacionais e internacionais, de renomado saber, com o objetivo de discutir as dimensões, processos, tecnologias e o impacto na sociedade da Leitura Digital no Brasil. As temáticas serão abordadas mediante painéis, palestras e encontros preparatórios em parceria com a rede FNAC. Contando ainda com a Feira da Leitura Digital e Tecnologia da Informação, onde as principais empresas dos mercados editorial e de comunicação, demonstrarão as mais recentes inovações.

APRESENTAÇÃO

O CBLD em parceria com os ministérios da Ciência e Tecnologia, da Comunicação, da Cultura e da Educação e junto da Fundação Biblioteca Nacional, vem informar o diálogo que esta por iniciar. Na constatação da mutação que as revoluções tecnológicas propõem aos Estados Modernos, impõe-se refletir que a inovação obtida pela Leitura Digital é uma tendência consolidada, que neste momento de transição, trará indubitavelmente um grande impacto no ambiente socioeconômico mundial.

Questões que fazem parte da agenda de discussões do mercado mundial, farão parte da sociedade brasileira. Educação, Sociedade e Tecnologia devem dialogar, pois além da necessária atualização que o mundo moderno incita, indagações devem ser conhecidas e desenvolvidas, para que a sociedade esteja preparada para respondê-las.

O CBLD propõem o desenvolvimento da sociedade, onde a Educação, a Sociedade e a Tecnologia, sejam os meios de comunicação para o acesso de novas tecnologias, através dos processos de compra, distribuição, alternativas de suporte, e para que as expectativas futuras sejam analisadas e exploradas de forma criativa e inovadora.

EVENTOS

- ENCONTROS CBLD & FNAC (Preparatório)

De julho a setembro nas lojas Fnac de São Paulo (Paulista) e Porto Alegre (Barra Shopping Sul) ocorrerá um debate com alguns dos palestrantes do CBLD, antecipando os eixos temáticos: Educação, Sociedade e Tecnologia.

- Feira da Leitura Digital e Tecnologia da Informação (Paralelo)

Espaço reservado para stands de empresas, associações e entidades dos setores editorial e de comunicação, divulgarem seus produtos e serviços ao público presente.

- Congresso Brasileiro da Leitura Digital – CBLD (Principal)

Ao final de outubro de 2011, ocorrerá o principal evento, em concomitância com o início da maior Feira de Livros à céu aberto da América Latina, a Feira do Livro de Porto Alegre. O evento é dividido em painéis e palestras, que discutirão o advento da Leitura Digital na sociedade mundial e brasileira.

REALIZAÇÃO

maisQnada Administração Cultural e MR Eventos

55 (51) 3377 3646 / 92493646 (Mauro) 8111 1415 (Rafael)

ENCONTROS CBLD & FNAC

Os encontros visam apresentar as eixos temáticos que serão debatidos no Congresso, fomentando o evento e criando o diálogo com o público. E desta premissa, o diálogo, dois palestrantes debateram os temas mais relevantes ao eixo que se inserem. Os eixos do Congresso e dos Encontros são: Educação, Sociedade e Tecnologia.

PROGRAMAÇÃO

JULHO – TECNOLOGIA DIGITAL

19/07/11 – Fnac São Paulo (Paulista) – LUCIA SANTELLA & GIL GIARDELLI

26/07/11 – Fnac Porto Alegre (Barra Shopping Sul) – LUCIA SANTAELLA & RAFAEL MARTINS TROMBETTA

AGOSTO – SOCIEDADE DIGITAL

23/08/11 – Fnac São Paulo (Paulista) – GALENO AMORIM (aguardando confirmação) & LEONARDO BRANT (aguardando confirmação)

30/08/11 – Fnac Porto Alegre (Barra Shopping Sul) – Jéferson Assunção (aguardando contato) & João Carneiro (aguardando contato)

SETEMBRO – EDUCAÇÃO DIGITAL

20/09/11 – Fnac São Paulo (Paulista) – ANA CARLA FONSECA REIS (confirmada) & SILVIO MEIRA (aguardando retorno do contato)

27/09/11 – Fnac Porto Alegre (Barra Shopping Sul) – CARLOS NEPOMUCENO & GIL GIARDELLI (aguardando retorno do contato)


PROGRAMAÇÃO

29/10 (Sábado)

8h00 – 9h00: Credenciamento e Welcome Coffee

9h – 10h00: Cerimônia de Abertura

10h00 – 11h: PALESTRA 1: A importância das novas mídias para o desenvolvimento de políticas públicas – GALENO AMORIM

11h – 12h: PALESTRA 2: Tecnologias para a leitura digital – LUCIA SANTAELLA

12h – 14h: Almoço

14h – 15h: PALESTRA 3: Que humanidade digital é esta? – GIL GIARDELLI

15h – 16h: PALESTRA 4: Inclusão digital – CARLOS PINHEIRO (Portugal)

16h – 16h30: Coffee Break

16h30 – 18h30: PAINEL Leitura digital – Galeno Amorim/ Lucia Santaella/ Gil Giardelli/ Carlos Pinheiro

30/10 (Domingo)

8h – 9h: Credenciamento e Welcome Coffee

9h – 10h: PALESTRA 5: Sociedade digital – LEONARDO BRANT

10h – 11h: PALESTRA 6: Economia digital – ANA CARLA FONSECA REIS

11h – 12h: PALESTRA 7: Comunicação integrada a mídias digitais – CARLOS NEPOMUCENO

12h – 14h: Almoço

14h – 15h: PALESTRA 8: A indústria da comunicação e seus modelos digitais – PABLO FRANCISCO ARRIETA (Colômbia)

15h – 17h: PAINEL Leitura digital – Leonardo Brant/ Ana Carla Fonseca Reis/ Carlos Nepomuceno/ Pablo Francisco Arrieta

17h – 17h30: Coffee Break

17h30 – 18h30: PALESTRA DE ENCERRAMENTO – Livro e leitura no novo ambiente virtual – JOSÉ AFONSO FURTADO (Portugal)*

18h30 – Cerimônia de Encerramento

* SERÁ REALIZADO O CONTATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário