quarta-feira, 23 de março de 2011

Mais de 4 mil usuários leem "Dom Quixote" no YouTube


22 de março de 2011
http://tecnologia.terra.com.br/noticias/0,,OI5017237-EI12884,00-Mais+de+mil+usuarios+leem+Dom+Quixote+no+YouTube.html

Um total de 4.308 internautas de todo o mundo completaram a primeira leitura global de Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes, no portal de vídeos YouTube, em um projeto que pretende aproximar a literatura espanhola de todos os usuários da rede.

A iniciativa, que começou no dia 30 de setembro, contou com o apoio e a colaboração da Real Academia Espanhola (RAE) e da Associação de Academias da Língua Espanhola (ASALE), e tem como objetivo incentivar e promover o uso do espanhol na internet, além de aproximar os usuários da rede com a obra, segundo informa a RAE em comunicado.

Nestes meses, mais de 4 mil internautas enviaram ao canal "youtube.com/elquijote" suas leituras em vídeo de diferentes fragmentos da obra, que por sua vez foram revisados e aprovados por uma equipe do Centro de Estudos Cervantinos até completar a obra. Assim, um total de 2.149 vídeos compõem a primeira recriação completa da obra mais representativa de Cervantes, que a partir de agora, e por tempo indefinido, poderão ser acessados no canal no YouTube.

As leituras foram gravadas em quartos, salas de aula e bibliotecas, mas também no meio da natureza. O comunicado assinala que alguns foram produzidos nos moinhos de vento de La Mancha (na região espanhola de Castela-La Mancha) e até no monte Fuji, no Japão. Desde o início, o canal registrou mais de 4 milhões de visitas, procedentes de um total de 104 países, e conta já com 6 mil assinantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário