quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Luis Paulo da Moita Lopes




Identidades fragmentadas:

Nenhuma questão tem chamado mais atenção nas Ciências Humanas, nos tempos em que vivemos, do que a temática da identidade social. Quem somos e como somos construídos no mundo social são duas das grandes problemáticas atuais. O presente livro focaliza este tema ao relatar investigação de cunho etnográfico sobre como, nas práticas discursivas situadas na escola, aprendemos a nos constituir como seres sociais. Com base em teorias socioconstrucionistas do discurso e das identidades sociais, os capítulos deste volume enfocam as identidades sociais de raça, gênero (feminino e masculino) e sexualidade (homoerótica e heterossexual), estudadas em aulas de leitura, partindo, portanto, de uma relação explícita entre letramento e identidade social. O livro é de interesse para aqueles que, nas Ciências Humanas, têm tratado de questões referentes a raça, gênero e sexualidade. Especificamente, é de interesse para as áreas de Língüística Aplicada e de Educação.








Discursos De Identidades:

Este livro é constituído por estudos que focalizam a construção discursiva das identidades sociais (gênero, sexualidade, raça, idade e profissão) na escola e na família com base em uma visão socioconstrucionista do discurso e das identidades sociais. As pesquisas relatadas são frutos de investigações desenvolvidas no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Lingüística Aplicada da UFRJ, sob orientação do organizador, dentro do projeto de pesquisa intitulado "Discurso, Narrativa e Construção de Masculinidades na Escola".
Ao apresentarem aspectos da construção das identidades sociais na escola e na família, os capítulos utilizam um leque variado de metodologias de pesquisa de natureza interpretativista (etnografia, histórias de vida, estudo de caso, protocolo de grupo, pesquisa-ação etc.) e enfocam uma questão que é central nas Ciências Sociais atualmente: como somos construídos na vida social.
O livro é, principalmente, de interesse para as áreas de Lingüística Aplicada e Educação, mas é também útil para todos que nas Ciências Sociais têm usado o construto da identidade social para entender o mundo em que vivemos. Tem o objetivo principal de tornar visíveis as práticas discursivas que nos constroem nos contextos institucionais estudados com vistas à transformação social.

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